quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dadaismo




Foi criado por um grupo de jovens Franceses e Alemães na cidade de Zurique, em 1916.Descoberto acidentalmente por Hugo Ball e Tzara Tristan num dicionario
alemão-francês,seu significado "cavalo de pau" na linguagem infantil,não faz sentido, assim com a arte que perdera todo o sentido diante da irracionalidade da guerra.Foi criado um mito,de que foi abordo de um dicionario aletoriamente e introduzindo um estilete nele e localizando a palavra Dada.
A proposta do Dadaismo, é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psiquico,selecionando e combinando elementos por acaso. Devende também o absurdo a incoerencia, a desordem, o caos.
Sua principal estrategia é denunciar e escandalizar, pegando algo pronto e modificando para transmitir uma denúncia ou mensagem.Em poucos anos o movimento alcançou além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colonia,Hanover,Nova York e Paris.Os principais artista desse movimento foram Marcel Duchamp, Francois Picabia, Max Ernest, Man Ray e não podemos nos esquecer dos que criaram esse movimento Hugo Ball e Tzara Tristan.


Autores :Tais,itamar e Maria Elisa



tais, itamar e maria elisa

3 comentários:

  1. interesante mesmo dadaismo pois trata os assuntos da epoca com um serto tom de ironia

    ResponderExcluir
  2. ficou bom ne?foi nos que fez.e tambem nao podemos deixar de falar do blog que ficou tri maneiroo

    ResponderExcluir
  3. Fazendo a pesquisa sobre este assunto achei este movimento da arte bem o que ele é "sem pé nem cabeça", que absurdo brincar com a obra ja existente.

    ResponderExcluir