quinta-feira, 13 de maio de 2010

José Oswald de Sousa Andrade Nogueira



Conhecido por apenas, Oswald de Andrade filho único de José Oswald Nogueira de Andrade e de Inês Henriqueta Inglês de Sousa Andrade.
Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna que ocorreu 1922 em São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo.

Oswald de Andrade já foi retratado como personagem no cinema e na televisão, interpretado por Colé Santana no filme Tabu (1982); Flávio Galvão e Ítala Nandi, no filme O Homem do Pau-Brasil (1982); Antônio Fagundes, no filme Eternamente Pagu (1987); e José Rubens Chachá, nas minisséries Um Só Coração (2004) e JK (2006).
As ideias de Oswald de Andrade influenciaram também diversas áreas da criação artística: na música, o tropicalismo; na poesia, o movimento dos concretistas; e no teatro, grupos como Teatro Oficina e Cia. Antropofágica têm sua trajetória ligada ao poeta.

Autores:Christian e Ricardo

3 comentários:

  1. ficou muito bom, um texto curto mais que nós compriendemos.ficou triii

    ResponderExcluir
  2. A arte maderna só tem o valor que tem no Brasil hoje graças a Semana da Arte de São Paulo e ao grande líder Oswald Andrade.

    ResponderExcluir
  3. muito interesante as formas das pinturas
    José Oswald pois foge dos padroes da pintura padrão q se baseava em retratos Francielly e Mariane

    ResponderExcluir